No dia 12 de março de 2025, a Secretaria da Segurança Pública de Alagoas anunciou um investimento significativo de mais de R$ 2,5 milhões voltado para a modernização tecnológica das instituições policiais do estado. Esta iniciativa, que inclui a aquisição de 577 equipamentos, entre computadores e notebooks, foi realizada em parceria com o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública.
A entrega dos novos dispositivos ocorreu durante uma visita do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do Trapiche da Barra, onde ele acompanhou a distribuição dos recursos junto a outras autoridades, como a diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Seixas, e o coordenador-geral de Governança e Gestão, major Márcio Mattos. Destes 577 dispositivos, 290 computadores foram destinados à Polícia Civil e 270 à Polícia Militar. Além disso, foram comprados 17 notebooks para a Gerência Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), além de projetores multimídia, caixas de som e microfones para fortalecer as atividades educacionais da iniciativa.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou que a modernização representa uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados à população alagoana, sendo que novos equipamentos possibilitam maior rapidez e eficiência nos processos operacionais. De acordo com ele, essas melhorias visam fortalecer o parque tecnológico das corporações, permitindo que cada unidade execute suas atividades com mais precisão e agilidade.
Patrick Madeiro, secretário-executivo de Políticas de Segurança da SSP, ressaltou a importância dos investimentos não apenas na aquisição de equipamentos, mas também em iniciativas que visem à qualidade de vida dos profissionais, possibilitando que cumpram suas metas administrativas de maneira mais eficaz. Ele enfatizou que há anos as Polícias Militar e Civil não recebiam uma quantidade tão expressiva de tecnologia avançada, assegurando que essa aquisição é um passo essencial na modernização dos procedimentos adotados pelas forças de segurança.
Ainda no mesmo evento, Sarrubbo ressaltou a relevância da parceria entre o Governo de Alagoas e o Governo Federal, afirmando que a entrega dos novos equipamentos e a assinatura de termos de adesão a projetos voltados para o uso da força e câmeras corporais refletem um compromisso em conjunto pela segurança e bem-estar da população, especialmente dos cidadãos alagoanos. Essa colaboração evidencia um esforço contínuo para melhorar a resposta às demandas sociais relacionadas à segurança pública e à proteção das comunidades.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas