A partir desta quarta-feira, 2 de julho de 2025, a Secretaria de Segurança Pública dará início à segunda fase do mutirão de devolução de celulares roubados ou furtados em Arapiraca. Esta ação, que se estenderá até a sexta-feira, dia 4, visa restituir 326 dispositivos aos seus legítimos proprietários, que tiveram suas propriedades recuperadas através do Programa Celular Seguro.
Os interessados em reaver seus celulares devem comparecer à sede do 3º Batalhão da Polícia Militar, localizado no bairro Novo Horizonte, no horário das 8h às 12h. É fundamental que os donos dos aparelhos levem um documento de identificação com foto, que servirá para validar a propriedade do bem.
Recentemente, entre os dias 25 e 27 de junho, a primeira etapa do mutirão foi realizada em Maceió, onde 140 celulares foram devolvidos a pessoas que registraram Boletins de Ocorrência na Polícia Civil, permitindo que as equipes da SSP recuperassem os dispositivos. Desde o lançamento do Programa Celular Seguro em janeiro deste ano, aproximadamente 620 aparelhos com restrições foram recuperados. Já foram restituídos 292 celulares a seus donos, proporcionando um alívio significativo para as vítimas de crimes.
A recuperação dos aparelhos se dá por meio do rastreamento baseado no número IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). As operadoras de telefonia móveis contribuem com a situação, enviando mensagens aos portadores dos celulares recuperados, convocando-os a comparecer à Secretaria no dia e horário especificados. Para aqueles que não estão familiarizados, o número IMEI pode ser facilmente obtido discando *#06# no aplicativo de telefone, ou acessando as configurações do dispositivo na seção “Sobre o telefone”.
Além de recuperar celulares de origem ilícita, o Programa Celular Seguro também busca coibir o comércio ilegal desses aparelhos, promovendo uma ação integrada para combater a criminalidade em Alagoas. A iniciativa reforça a importância da colaboração entre a população e as autoridades, destacando o papel fundamental de registrar ocorrências para que ações de resgate e restituição possam ocorrer de forma eficaz.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas