Em uma ação significativa promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Programa Celular Seguro deu início a mais uma fase de devolução de celulares recuperados, destacando-se no primeiro dia com a entrega de 75 aparelhos em Maceió. Esse mutirão de restituições terá continuidade até a próxima sexta-feira, dia 27 de junho, na sede da SSP, no coração da capital alagoana, sempre entre 8h e 12h. No total, 466 celulares que haviam sido recuperados de situações de roubo ou furto serão devolvidos a seus proprietários, que registraram um Boletim de Ocorrência após os incidentes.
Um dos beneficiados, João Filipe Valério, residente do bairro do Poço, compartilhou sua experiência. Ele foi vítima de um assalto à mão armada no início de 2024 e, após tantas dificuldades, já havia perdido a esperança de recuperar seu telefone. “Após fazer o B.O., não acreditava que veria meu celular novamente. Quando vi meu nome na lista de convocação, fiquei surpreso e ansioso para recuperá-lo. Hoje, estou extremamente feliz e aliviado”, revelou Valério.
Após a fase de Maceió, a SSP planeja realizar a devolução dos aparelhos remanescentes em Arapiraca, entre os dias 2 e 4 de julho, na sede do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), localizado no bairro Novo Horizonte. Para facilitar o processo, as pessoas convocadas devem apresentar um documento de identificação com foto no momento da retirada do aparelho.
Desde o lançamento do Programa Celular Seguro, em janeiro deste ano, mais de 620 celulares já foram recuperados. A estratégia utilizada envolve rastreamento com base nas informações contidas nos boletins de ocorrência, além de dados fornecidos pelas operadoras de telefonia, utilizando o número IMEI, que identifica cada aparelho individualmente. Até o momento, 152 pessoas já foram restituídas através desse processo.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, parabenizou a equipe pelo empenho demonstrado ao longo do primeiro semestre e assegurou que as ações continuarão. “Nossa meta é intensificar as ações contra aqueles que vendem produtos oriundos de delitos. Queremos coibir o comércio irregular de celulares, visando reduzir esses tipos de crimes e garantindo mais segurança à população alagoana”, enfatizou Saraiva. Com essa iniciativa, a SSP reforça seu compromisso com a segurança pública e a recuperação de bens pessoais.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas