Na última terça-feira, 22 de outubro de 2024, em Brasília, teve início a 13ª Reunião Ordinária do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua. O evento, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, se estenderá até o dia 25 deste mês e reúne representantes de diversas iniciativas voltadas para a proteção e assistência de pessoas em vulnerabilidade social.
O programa “Ronda no Bairro”, que já se destaca por seu trabalho humanizado em Maceió, Alagoas, foi convidado a compartilhar suas experiências no atendimento a essa população. No dia 24, às 10h30, a equipe do programa vai apresentar suas boas práticas em um painel que faz parte do “I Encontro Nacional de Mulheres em Situação de Rua e suas Diversidades”. A delegation do Ronda é composta por importantes figuras da instituição, incluindo o superintendente tenente-coronel Fábio Melo, a chefe da Equipe de Articulação e Mobilização Social, Vanessa Castro, e o coordenador operacional do Benedito Bentes, capitão Costa Neto.
Durante os seis anos de atuação, o Ronda no Bairro se consolidou como referência no atendimento diário a pessoas em situação de vulnerabilidade social, não apenas pela eficiência de suas ações, mas também pelo forte enfoque humanitário que permeia seu trabalho. A equipe, formada por assistentes sociais e psicólogos, realiza atendimentos que buscam acolher as necessidades individuais, reafirmando o compromisso do programa com a dignidade dos atendidos. Vanessa Castro expressou a satisfação em fazer parte desta iniciativa, ressaltando que o Ronda é frequentemente mencionado como um modelo a ser seguido em debates acerca de políticas públicas para a população de rua.
O evento em Brasília conta com a coordenação de várias entidades, incluindo a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, e têm como objetivo principal monitorar e avaliar as políticas públicas direcionadas à população em situação de rua. Além de propor a formação e o fortalecimento de comitês em diferentes níveis, as discussões visam melhorar a qualidade de vida e assegurar os direitos desse grupo vulnerável no Brasil. O comprometimento do Ronda no Bairro com esse tema, evidenciado pela sua participação no evento, demonstra sua responsabilidade em manter um serviço de excelência focado na população carente, alinhando-se assim às diretrizes do Governo de Alagoas.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas











