No último domingo, 27 de abril de 2025, uma operação realizada pelo Programa Ronda no Bairro resultou na apreensão de substâncias ilícitas e na condução de duas pessoas à Central de Flagrantes, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió. A ação foi desencadeada após o sistema de videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) identificar, através das câmeras da região, indivíduos fazendo uso de drogas nas proximidades do Marco dos Corais.
Os agentes de proximidade que atuam no programa foram prontamente acionados pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e se deslocaram ao local indicado. Ao chegarem, encontraram dois jovens, um deles uma mulher de 21 anos, que assumiu a posse dos materiais apreendidos. Com eles, foram encontrados três cigarros que se suspeita serem de maconha, comprimidos de Rohypnol, um frasco de um medicamento controlado, além de três isqueiros e um pacote com folhas de seda, frequentemente utilizadas para a preparação de cigarros de maconha.
Após a apreensão, ambos os suspeitos foram encaminhados pelo 1º Batalhão da Polícia Militar à Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. A ocorrência reflete a continuidade do trabalho de vigilância na cidade, com a intenção de coibir atividades ilícitas e garantir a segurança da população.
Ainda nesse mesmo dia, uma outra ação policial resultou na identificação de um jovem praticando direção perigosa em um veículo na região do Benedito Bentes, atitude que colocava em risco não só a sua integridade, mas também a das pessoas ao seu redor. Ao abordarem o veículo, os policiais descobriram que o condutor era um menor de idade. O pai do adolescente foi localizado e ambos foram levados à Central de Flagrantes. Após os trâmites legais necessários, tanto o pai quanto o filho foram liberados pelo delegado de plantão.
Essas ocorrências destacam não apenas a eficácia das ações de monitoramento e policiamento, mas também a necessidade de um maior diálogo e abordagem com a juventude, visando a prevenção de comportamentos de risco e a promoção de um ambiente mais seguro para todos.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas