O programa Na Base do Sossego, iniciado em Alagoas, tem se mostrado eficaz no combate à poluição sonora e na manutenção da paz nas comunidades. Desde o seu lançamento, já contabiliza a apreensão de 719 equipamentos sonoros que estavam sendo utilizados de forma irregular. Com o intuito de atender à crescente demanda por tranquilidade, o programa oferece uma resposta ativa às solicitações da população, sendo coordenado pela Chefia de Prevenção da Violência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
No primeiro semestre de 2025, foram realizadas impressionantes 2.423 visitas técnicas, superando o total de 1.953 visitas do ano anterior. Essas ações são impulsionadas pelas denúncias que chegam à central de atendimento pelo telefone 190. As informações coletadas são, então, analisadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que identifica os locais com maior reincidência desse tipo de contravenção.
Uma vez que os endereços críticos são mapeados, equipes especializadas são mobilizadas para realizar as visitas. Durante essas ações, os agentes não apenas coíbem excessos, mas também oferecem orientações educativas, promovendo uma conscientização acerca da importância do respeito às normas de convivência. Além das visitas, o programa promove operações integradas junto ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). Entre janeiro e junho deste ano, foram executadas 167 operações nas cidades de Maceió e Marechal Deodoro.
O capitão Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, destaca que essa iniciativa vai além da repressão, sendo uma forma de resposta direta às reivindicações da população por um ambiente mais tranquilo e harmonioso. “Essa articulação entre visitas, orientações e operações nos permitiu não apenas reduzir os casos de reincidência, mas também aumentar a presença das forças de segurança nas comunidades. É um esforço contínuo que demanda sensibilidade e empenho, refletindo em resultados tangíveis na qualidade de vida dos alagoanos”, afirma o oficial.
Recentemente, o programa expandiu suas atividades para o município da Barra de São Miguel. Essa decisão foi motivada pela alta incidência de perturbação do sossego, especialmente durante o Carnaval, e envolveu o alinhamento entre a SSP, o 4º Batalhão de Polícia Militar (CPMI) e a 5ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos. Essa união de esforços para garantir a tranquilidade e a paz da população reflete o compromisso do governo estadual em preservar a ordem pública e o bem-estar dos cidadãos.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas