No último dia 27 de junho de 2025, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de Alagoas anunciou a conclusão da fase de entrega de celulares recuperados em Maceió, que faz parte do Programa Celular Seguro. Durante três dias de atendimento, 140 alagoanos tiveram a oportunidade de reaver seus dispositivos, que haviam sido roubados ou furtados. Este esforço de recuperação é uma ação contínua da SSP, que desde o início do programa, em janeiro de 2025, já conseguiu recuperar aproximadamente 620 aparelhos.
Os próximos dias prometem continuidade a essa iniciativa, com a segunda rodada de devolução programada para os dias 2, 3 e 4 de julho na cidade de Arapiraca. As entregas ocorrerão na sede do 3º Batalhão da Polícia Militar, localizado no bairro Novo Horizonte, das 8h ao meio-dia. Os beneficiários convocados devem levar um documento de identificação com foto para comprovar a legitimidade da posse dos celulares. A lista dos contemplados pode ser acessada online, facilitando o acompanhamento dos titulares que esperam reaver seus aparelhos.
O Programa Celular Seguro não apenas se dedica à devolução de bens furtados, mas também atua na prevenção do comércio ilegal de dispositivos eletrônicos que são fruto de delitos. A localização dos celulares recuperados é realizada através do rastreamento do número IMEI, que é associado ao aparelho e obtido por meio das operadoras de telefonia. Para facilitar a verificação do IMEI, os usuários podem discar o código *#06# no celular ou encontrar essa informação nas configurações do dispositivo. Em cada mensagem enviada aos proprietários, a SSP inclui detalhes sobre a data e o horário em que devem comparecer para a retirada.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou a relevância do programa no combate ao crime e enfatizou que as ações continuarão em todo o estado de Alagoas. Ele também incentivou aqueles que ainda não retiraram seus aparelhos a não perderem a esperança, reforçando a importância de manter a comunicação e a confiança na atuação da polícia. Em suas declarações, ressaltou que as equipes da SSP seguem ativas em avisar os convocados para que devolvam aparelhos com restrições e que as iniciativas para coibir assaltos e a comercialização de produtos obtidos de maneira criminosa estão em andamento.
Essas ações demonstram um esforço conjunto não apenas para devolver os bens a seus legítimos proprietários, mas também para desmantelar estruturas criminosas que exploram a venda de produtos ilícitos. Portanto, os cidadãos são encorajados a colaborar e a se manter informados sobre seus direitos, contribuindo assim para um ambiente mais seguro e justo.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas