No dia 13 de maio de 2025, o Estado de Alagoas comemorou a formatura de 50 novos agentes de Segurança Pública, capacitados para atuar na área de Inteligência. O evento, realizado no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, marcou a conclusão da sexta edição do Curso Básico de Inteligência (CBI), promovido pela Polícia Militar de Alagoas, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEIP) e da Diretoria de Inteligência (DINT).
Dentre os formandos, destacam-se 49 policiais militares e um integrante da Marinha do Brasil, refletindo a relevância da colaboração interinstitucional para a segurança pública. Durante a cerimônia, os concluintes receberam seus certificados, e os instrutores do curso foram homenageados por suas contribuições ao processo formativo. O evento teve a presença de diversas autoridades, incluindo o juiz Geneir Marques de Carvalho Filho, titular da 17ª Vara Criminal da Capital e juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas, e Flávio Saraiva, secretário de Estado da Segurança Pública. O coronel Paulo Amorim, comandante-geral da Polícia Militar, também participou da solenidade, que incluiu uma homenagem ao coronel da Reserva Remunerada, Ricardo Albuquerque.
Flávio Saraiva ressaltou a importância do trabalho de inteligência para o combate ao crime no estado, destacando a atuação integrada das agências e a eficácia das ações conjuntas. “A Força-Tarefa, criada há três anos, tem sido um grande exemplo ao deter foragidos da Justiça e já cumprimos mais de três mil mandados de prisão”, afirmou. O secretário enfatizou que o investimento em segurança pública é uma prioridade, apontando que o governo está comprometido em fortalecer ainda mais o sistema de segurança em Alagoas.
O coronel Paulo Amorim também destacou os avanços proporcionados pela capacitação em inteligência, que permite uma abordagem mais eficaz na resolução de casos complexos na segurança pública. Ele afirmou que a informação é um elemento crucial que possibilita a realização de operações integradas com resultados positivos.
O Curso Básico de Inteligência visa disseminar a doutrina de inteligência de segurança pública entre as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Sistema Penitenciário. A formação abrange instruções teóricas e práticas fundamentadas na Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP). Com uma grade curricular composta por 10 disciplinas, o curso inclui temas variados como Fundamentos Doutrinários da Atividade de Inteligência, Produção do Conhecimento e Contrainteligência, preparando os agentes para enfrentar os desafios contemporâneos da segurança.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas