Em um importante relatório apresentado à Secretaria de Segurança Pública, a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) expôs os resultados de suas atividades ao longo de 2024. Os dados, reveladores de um progresso significativo, foram discutidos em encontros conduzidos pelos principais representantes da segurança pública, incluindo o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, e o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier.
Os números registrados pela Oplit em 2024 demonstram um avanço notável em comparação ao ano anterior. Foram contabilizados 2.491 boletins de ocorrência, um crescimento em relação aos 2.100 do ano de 2023. Além disso, a quantidade de abordagens realizadas também teve um aumento substancial, passando de 2.127 para 3.111. O número de acionamentos diretos subiu para 1.454, superando os 1.043 do ano passado, e o cumprimento de mandados de prisão saltou de 51 para 65. Um dado que chama atenção é o aumento das prisões em flagrante, que mais que dobrou, apresentando números que saltaram de 53, em 2023, para 112 em 2024.
A Oplit não atuou apenas em termos de prisões; a unidade também participou de 42 operações conjuntas, realizando 27 mandados de busca e apreensão e prestando 90 apoios a policiais, além de 39 apoios a distritos policiais. O secretário Flávio Saraiva, ao avaliar os dados, ressaltou a importância da operação no cenário da segurança pública, enfatizando que “a Oplit está atuando em áreas de grande movimentação, o que a torna uma unidade essencial para a resolução de crimes”.
Gustavo Xavier, por sua vez, destacou o comprometimento dos profissionais envolvidos na Oplit, elogiando o trabalho realizado como fundamental para a manutenção da segurança e bem-estar da população alagoana. O coordenador da Oplit, Antônio de Pádua, atribuiu os resultados positivos ao esforço colaborativo da equipe, que se situa entre as principais unidades do estado em termos de produção de boletins de ocorrência, apenas atrás da Central de Flagrantes.
Além dos resultados expressivos, a Oplit também tem se destacado na sua capacidade de atendimento à população. O canal de comunicação via WhatsApp, com números disponíveis para acionamento direto, tem sido um recurso valioso, permitindo uma interação rápida e eficaz com a comunidade, o que contribui para a eficácia das operações e agilidade nas respostas às demandas de segurança da região.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas