Na manhã de sexta-feira, 1º de agosto de 2025, mais um membro da facção criminosa Comando Vermelho foi detido em uma operação coordenada pelas forças de segurança de Alagoas. A prisão ocorreu no município de Rio Largo, que integra a região metropolitana de Maceió, e foi realizada por equipes da Rotam junto à Chefia Geral de Inteligência Integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
O acusado é filho de Ricardo Marchante, um suposto líder dentro da organização criminosa, que é conhecido por sua atuação em homicídios e pela aquisição de armamentos para o grupo no estado. Este evento se insere na dinâmica da Operação Comando Vermelho 2, cujo objetivo é desmantelar duas das principais células da facção no território alagoano. Desde o início da operação, 30 pessoas foram presas, refletindo o empenho das autoridades em combater a criminalidade organizada.
Flávio Saraiva, secretário de Estado da Segurança Pública, afirmou que essa nova prisão representa um importante passo para reduzir a influência da facção em Alagoas. Segundo ele: “Cada captura realizada pela Segurança Pública é uma resposta firme à audácia do crime organizado. Estamos determinados a avançar com investigações, integrando esforços e utilizando inteligência para desmantelar a estrutura dessa facção em nosso estado. Em Alagoas, enfrentamos os criminosos e cuidamos das pessoas de bem.”
A Operação Comando Vermelho 2 se concentra, principalmente, na captura de líderes da facção, incluindo Kayo Nascimento de Magalhães, conhecido como “99”, e José Emerson da Silva, apelidado de “Nem Catenga”. Ambos são alvos de vários mandados de prisão por crimes severos como homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa. Informações obtidas pela inteligência da SSP indicam que esses indivíduos estão refugiados no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o que dificulta a ação das forças de segurança.
De acordo com o delegado Gustavo Henrique, Chefe Geral da Inteligência Integrada da SSP, o foco das operações é localizar e prender toda a cadeia de comando da facção, e não apenas os executores das ações criminosas. A prisão do filho de Marchante é considerada um golpe significativo, especialmente no que diz respeito ao fornecimento de armamentos para os membros da facção.
A Operação Comando Vermelho 2 é resultado de uma força-tarefa que envolve diversos órgãos, como o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Alagoas. Essa cooperação tem gerado frutos no combate às organizações criminosas, com expressivas prisões e apreensões de armamentos e drogas nos últimos meses. As autoridades continuam em alerta e atentas a possíveis novas movimentações da facção.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas