Neste fim de semana, a segurança na orla marítima de Maceió receberá um reforço significativo por parte da Secretaria de Estado da Prevenção da Violência (Seprev), em antecipação às prévias de Carnaval. Durante os desfiles dos blocos Pinto da Madrugada e Vulcão, que acontecem nos dias 21 e 22 de fevereiro, respectivamente, mais de 150 agentes de proximidade estarão mobilizados para garantir a segurança de todos os participantes e espectadores.
Dentre os agentes destacados para a operação, 30 estão finalizando o Curso de Formação de Agentes de Proximidade de 2025, que incluiu duas semanas de treinamento teórico e prático para assegurar um serviço com padrão de excelência. Esses profissionais terão à disposição uma variedade de equipamentos, incluindo 15 viaturas, 14 motocicletas, além de bicicletas e patinetes, que permitirão uma cobertura ampla e diversificada do espaço público. O planejamento da operação prevê que toda a equipe se apresente e entre em formação no Marco dos Corais, antes de iniciar o patrulhamento pela orla.
As autoridades responsáveis pela segurança, incluindo o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, e outros oficiais superiores, estarão presentes na operação. De acordo com o tenente-coronel Fábio Melo, superintendente do Ronda no Bairro, essa ação será uma parceria com outras forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, reforçando o compromisso do governador Paulo Dantas em proporcionar uma sensação de segurança tanto para os maceioenses quanto para os turistas que prestigiarão os eventos.
O dispositivo de segurança é estruturado para atuar ao longo do trecho entre o Porto de Maceió e o Marco dos Corais, incluindo a presença de sete guarnições de agentes a pé, com o objetivo de atender às diversas demandas da população. Guarnições em veículos e motocicletas também patrulharão as ruas adjacentes, estendendo-se até a Jatiúca. Além de prevenir crimes, especialmente contra o patrimônio, os agentes também estarão engajados em atividades informativas, como a distribuição de panfletos na área da folia, visando conscientizar os foliões sobre a importância da segurança.
Ricardo Dória enfatizou que a operação é crucial para assegurar a tranquilidade dos cidadãos e visitantes durante as festividades. Com um esforço conjunto e uma presença mais forte nas ruas, a meta é criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os que desejam aproveitar as prévias carnavalescas em Maceió.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas











