logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Escolas Indígenas Xukuru Kariri Concluem Capacitação do Proerd em Alagoas com Grande Sucesso

COMPARTILHE

Recentemente, seis escolas estaduais indígenas localizadas na região interiorana de Alagoas celebraram a conclusão de um curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, conhecido como Proerd. A cerimônia de formatura ocorreu no dia 18 de dezembro, no auditório do Instituto Federal de Alagoas, em Palmeira dos Índios, e marcou um importante passo na expansão das iniciativas de prevenção voltadas para comunidades indígenas.

Esta cerimônia foi um momento significativo não apenas para os alunos, mas também para as comunidades Xukuru Kariri, que são atendidas por essas instituições educacionais. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a coronel Valdenize Ferreira, gerente estadual do Proerd, e o superintendente Estadual dos Povos Originários, Maynamy José, bem como representantes do 10º Batalhão da Polícia Militar e importantes lideranças indígenas locais.

As escolas participantes, que se localizam nas aldeias Fazenda Canto, Coité Kandaú, Mata da Cafurna, Mãe Indígena Serra do Capela, Serra do Amaro e Boqueirão, são um reflexo do compromisso com a inclusão e a educação de povos originários no estado. A iniciativa, parte do projeto de expansão do Proerd, é a primeira a ser realizada nas escolas indígenas desde o início da ampliação do programa.

A capitã Tisiane Bezerra, uma das organizadoras da capacitação, destacou que o objetivo do projeto é aprimorar a atuação do Proerd nas comunidades, com a presença de profissionais capacitados diretamente nos batalhões. Isso não apenas aumenta a eficiência do programa, como também permite que mais escolas e crianças sejam alcançadas sem a necessidade de deslocamento das equipes da capital.

O Proerd tem uma longa trajetória em Alagoas, iniciando suas atividades em 2002, e ao longo dos anos, já beneficiou cerca de 498 mil alunos. Somente em 2023, mais de 50 mil pessoas foram atendidas em mais de 130 instituições de ensino em todo o estado. Além disso, o programa se firmou como uma referência em outras regiões do Brasil, participando de capacitações em estados como Rio de Janeiro, Sergipe, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Sul, sempre com o intuito de combater as drogas e a violência por meio da educação.

Com informações e fotos do Governo de Alagoas

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade