logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

CBMAL Participa de Workshop em Brasília para Modernizar Sistemas de Segurança Pública

COMPARTILHE

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está representado no 2º Workshop das Soluções Sinesp PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos) e Delegacia Virtual (DEVIR), que acontece em Brasília, com a presença do Tenente-Coronel Dárbio, Diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação da instituição. Este evento, que ocorre entre os dias 10 e 14 de março, é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem como finalidade aprimorar a gestão dos recursos e o atendimento à população nas questões relacionadas à segurança.

O Sinesp, sistema que integra informações sobre segurança pública, busca padronizar e otimizar a coleta de dados sobre ocorrências criminais, promovendo uma análise mais eficaz dos dados disponíveis. Dentro dessa estrutura, as inovações trazidas pelo Sinesp PPE e pela Delegacia Virtual são essenciais para tornar o registro de boletins de ocorrência mais ágil e acessível, facilitando a comunicação entre as diversas instituições que atuam na área da segurança.

O workshop foi desenhado em duas etapas: a primeira consiste em apresentações gerais que visam fornecer uma visão abrangente das atualizações do sistema, enquanto a segunda etapa envolve atividades específicas para diferentes instituições, incluindo a Polícia Civil, a Polícia Legislativa Federal, a Polícia Militar e os Corpos de Bombeiros Militares. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de discutir temas cruciais, como auditoria, segurança da informação e interpretação de dados, promovendo um ambiente colaborativo onde sugestões para melhorias dos sistemas possam ser propostas.

Além das atividades teóricas, os participantes também terão a chance de realizar visitas técnicas ao Centro de Dados do Serpro, onde poderão conhecer as infraestruturas que sustentam as soluções tecnológicas disponíveis para a segurança pública. A presença do CBMAL no workshop é considerada fundamental, segundo o Tenente-Coronel Dárbio, que ressaltou a importância de se estar atualizado em relação às novas tecnologias e às melhores práticas que estão sendo desenvolvidas em outras regiões do país.

Dárbio expressou sua visão sobre a necessidade de um avanço contínuo na implementação das ferramentas digitais voltadas para segurança, destacando que, apesar do uso atual ser limitado, o objetivo é expandir o conhecimento disponível e guiar as lideranças para uma adoção total dessas soluções. Ele reforçou que as plataformas são apoiadas pela expertise do Serpro, uma instituição reconhecida pela sua competência no desenvolvimento de sistemas críticos, como os que atendem a Receita Federal. Essa colaboração é vista como um passo essencial para a evolução das práticas de segurança pública no Brasil.

Com informações e fotos do Governo de Alagoas

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade