logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Cadetes do Corpo de Bombeiros de Alagoas aprimoram habilidades em busca e resgate em Pernambuco.

COMPARTILHE

Nos dias 16 a 18 de junho de 2025, cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) participaram de uma visita ao Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Essa atividade foi desenhada para encerrar a fase de capacitação na disciplina de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), um componente crucial na formação de futuros oficiais alagoanos.

Durante os três dias de treinamento, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar instruções práticas que ocorreram na pista de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas. As atividades foram ricas em conteúdo, proporcionando aos cadetes experiências que aprimoram suas habilidades técnicas. Para isso, eles participaram de oficinas focadas em várias técnicas, como elevação e estabilização de cargas, movimentação de vítimas utilizando macas em cenários de escombros, além de técnicas de resgate com escadas dobráveis em locais de difícil acesso. Um destaque do evento foi um exercício simulado que envolveu o Canil do CBMAL, onde as cadelas de busca, Hope e Rory, desempenharam um papel fundamental na localização de vítimas em ambientes colapsados. Essa atividade enfatizou a importância da colaboração entre os profissionais de bombeiros e os recursos cinotécnicos.

A agenda do treinamento foi meticulosamente organizada. Na segunda-feira, a comitiva alagoana chegou e organizou sua logística em Recife. Na terça-feira, o foco foi nas instruções práticas na pista de BREC, um espaço dedicado ao aprendizado das técnicas de resgate. Finalmente, nesta quarta-feira, foi realizada a desmobilização, e os cadetes retornaram a Alagoas, fortalecendo o aprendizado adquirido ao longo da experiência.

As instruções foram conduzidas por uma equipe qualificada de instrutores do CBMAL, incluindo o coronel Roberto Wanderley, o capitão Perícia, o tenente Jefferson, além dos sargentos Emmanuel e César Lyra, todos reconhecidos por sua especialização na doutrina de busca e resgate em estruturas colapsadas. Essas interações não apenas enriquecem o conhecimento dos cadetes, mas também fortalecem os laços institucionais entre os Corpos de Bombeiros de Alagoas e Pernambuco, garantindo que os profissionais estejam cada vez mais aptos para enfrentar diversas situações de emergência e desastres naturais.

Com informações e fotos do Governo de Alagoas

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade