No encerramento de 2024, o governo de Alagoas promove um balanço positivo das iniciativas voltadas para a ressocialização e inclusão no sistema prisional, destacando o compromisso contínuo com a segurança pública para o próximo ano. O secretário Diogo Teixeira, à frente da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), enfatiza a importância de 2024, que foi marcado por ações inovadoras e investimentos significativos na infraestrutura, educação e tecnologia, visando uma transformação no cotidiano das unidades prisionais.
O ano de 2024 foi um marco para Alagoas, caracterizado pelo forte apoio do governador Paulo Dantas às estratégias que priorizam a educação, a arte e a inclusão social como pilares da ressocialização. Um dos principais avanços foi o reconhecimento nacional do estado no combate ao analfabetismo nas prisões, uma conquista que promove não apenas a melhoria da vida dos detentos, mas também a segurança da população em geral. Com a implementação de novas tecnologias, as apreensões de materiais ilícitos aumentaram, resultado do investimento em equipamentos de bodyscan e de um sistema de agendamento online para visitas que melhorou a organização e segurança nas unidades.
A colaboração entre a Seris e outras instituições, como a Academia Alagoana de Letras e o Tribunal de Justiça, resultou em iniciativas como o Café Literário, que estimularam o envolvimento cultural dos reeducandos. Em termos educacionais, o estado registrou um aumento expressivo no número de inscritos no Encceja/PPL, e mais de 400 custodiados tiveram a oportunidade de fazer o ENEM PPL.
Entre as várias melhorias, a Seris também lançou um sistema de Ouvidoria, ampliando o canal de comunicação e feedback com a sociedade, além de proporcionar aos reeducandos novos espaços e oportunidades de reintegração, como a Casa do Albergado, onde os egressos podem acessar serviços de apoio.
Dentre as diversas iniciativas, vale ressaltar a entrega de módulos voltados para a comunidade LGBTQIAP+ e a biblioteca na Penitenciária de Segurança Máxima. O reconhecimento do estado em Brasília com o Selo Nacional de Responsabilidade Social também destaca a efetividade das ações implementadas.
Com mais de 120 contratos formalizados e um olhar atento às dificuldades de gestão e austeridade, Alagoas se prepara para 2025 com a meta de intensificar essas ações, aumentar investimentos e firmar novas parcerias. O secretário Diogo Teixeira reafirma que o empenho contínuo deve sempre buscar melhores condições de trabalho e qualificação para os servidores, garantindo, assim, um impacto positivo para toda a sociedade alagoana.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas