No dia 25 de janeiro de 2025, às 9 horas, um agente da Polícia Civil de Alagoas, identificado como Jackson dos Santos, recebeu reconhecimento formal por sua significativa contribuição na integração de sistemas dentro da Diretoria de Gestão e Integração de Informações, pertencente à Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão que faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Jackson foi elogiado especificamente por seu trabalho no processo de interoperabilidade entre diferentes plataformas de gestão de procedimentos policiais e judiciais.
Dois ofícios, um enviado pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte e outro da SENASP, enalteceram suas ações. O primeiro, numerado como 236/2023, e o segundo, com a numeração 6474/2024, ressaltaram o empenho do agente na complexa tarefa de unir o sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE)—usado pela polícia judiciária—ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), que é a plataforma adotada para a tramitação de processos no âmbito do Tribunal de Justiça. Este trabalho, segundo as avaliações feitas, não apenas facilitou a colaboração entre as diferentes esferas de atuação da justiça, mas também promoveu uma maior eficiência nos trâmites legais, resultado de uma integração bem-sucedida das ferramentas.
A importância dessa integração se reflete na agilidade com que os processos judiciais podem ser tramitados, o que é um reflexo direto do esforço individual e da dedicação de profissionais como Jackson. Em um contexto em que a celeridade nos procedimentos legais é cada vez mais exigida, este tipo de atuação se torna fundamental não apenas para o funcionamento interno das instituições, mas também para a eficácia do sistema judiciário como um todo. Com sua atuação, Jackson dos Santos se destaca como um exemplo de como a integração de tecnologia e o trabalho colaborativo entre diferentes órgãos de segurança pública e justiça podem resultar em ganhos significativos para a sociedade.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas