A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a 16ª Vara de Execução Penal de Maceió selaram uma parceria histórica no dia 9 de abril de 2025, com o intuito de oferecer cursos de ensino a distância (EaD) para reeducandos do sistema prisional alagoano. Essa iniciativa pioneira busca proporcionar formação técnica e superior para até 15 mil pessoas privadas de liberdade, visando a qualificação, empregabilidade e ressocialização desses indivíduos.
A reunião para formalizar essa parceria ocorreu na Reitoria da Uncisal e contou com a presença do reitor Henrique de Oliveira Costa, do juiz Alexandre Machado da 16ª Vara, do pró-reitor George Márcio e da pedagoga Juliana Santos Silva, além de técnicos das duas instituições envolvidas. O objetivo dessa colaboração é proporcionar aos reeducandos uma oportunidade de reinserção na sociedade, por meio da educação, promovendo assim a transformação e a dignidade.
O foco principal dessa parceria é oferecer cursos de alta relevância para o mercado de trabalho, visando não apenas a capacitação profissional, mas também o estímulo ao empreendedorismo, especialmente no setor turístico, que é uma das principais atividades econômicas do Estado de Alagoas. O primeiro curso previsto é o tecnológico em Gestão Empreendedora e Inovação no Turismo, com previsão de início para agosto do mesmo ano.
O juiz Alexandre Machado ressaltou a importância de iniciativas educacionais voltadas ao sistema prisional, destacando que a educação é um direito básico que muitas vezes é negligenciado nesse contexto. Com a parceria com a Uncisal, a expectativa é de promover uma verdadeira transformação na vida dos reeducandos, ampliando suas chances de reinserção na sociedade e de construção de um futuro mais promissor.
Além dos cursos previstos, a parceria também contempla a oferta de uma pós-graduação voltada para o corpo técnico da 16ª Vara de Execução Penal, visando a qualificação dos policiais penais que atuam diretamente com a população carcerária. A expectativa é de que essa parceria sirva de exemplo para outras universidades públicas e possa impactar positivamente a vida de até 15 mil pessoas nos diferentes regimes prisionais. A Uncisal se coloca como uma aliada da justiça, demonstrando que a educação pode ser um poderoso instrumento de transformação social e de resgate da cidadania.
Com informações e fotos da Sesau/AL