logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Técnico Auxiliar de Regulação Médica do Samu é homenageado em dia especial.

COMPARTILHE

No dia 14 de abril de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) prestou uma homenagem aos profissionais que atendem os chamados de urgência e emergência, conhecidos como Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (Tarms). Esses profissionais desempenham um papel fundamental na cadeia de atendimento pré-hospitalar móvel, sendo os primeiros a atender as ligações telefônicas da população e realizar a triagem inicial.

Os Tarms são responsáveis por repassar, com precisão, as informações obtidas durante as chamadas ao médico regulador de plantão. Para celebrar o Dia do Tarm, uma equipe de profissionais dos serviços de Fisioterapia, Saúde Ocupacional, Serviço Social e Psicologia esteve na Central de Regulação Unificada (CRU) em Maceió, onde realizaram uma breve homenagem, distribuindo chocolates e panfletos sobre a importância desses profissionais no atendimento do Samu.

Em Alagoas, duas centrais reguladoras operam o serviço do Samu, uma em Maceió e outra em Arapiraca. Nestas centrais, os Tarms desempenham um papel essencial, identificando ligações telefônicas, detectando possíveis trotes, acolhendo emocionalmente os pacientes em situação de desespero e garantindo a rápida continuidade do atendimento. Além dos Tarms, há também os rádio-operadores, responsáveis pela comunicação com os condutores das viaturas para garantir que o socorro chegue o mais rápido possível.

A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a importância do trabalho dos Tarms, destacando que eles são fundamentais para o serviço de urgência e emergência pré-hospitalar móvel. Já o coordenador médico do Samu Maceió, médico Adriano Belo, destacou que os Tarms representam a linha de frente do atendimento, sendo treinados para detectar sinais de urgência e emergência e agilizar o fluxo de atendimento.

Uma das Tarms, Maria Felix dos Santos, com mais de 10 anos de experiência no serviço, compartilhou sua trajetória e destacou o orgulho em fazer parte do Samu e em poder ajudar dezenas de pessoas todos os dias. O supervisor dos Tarms do Samu Maceió, José Mário Vieira Soares, também elogiou o trabalho das equipes, ressaltando a união, competência e comprometimento em salvar vidas.

Além disso, foi destacado quando é necessário acionar o Samu, como em casos de dores no peito súbitas, crises convulsivas, intoxicações, envenenamentos, queimaduras, trabalho de parto de risco, perda de consciência, falta de ar, quedas acidentais, sangramentos com hemorragia, crises hipertensivas e acidentes de trânsito. Todos esses casos são situações que requerem atenção imediata e eficiente para salvar vidas.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade