No dia 30 de outubro de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) anunciou os 15 projetos que foram escolhidos para a IX Mostra de Ações da Política Nacional de Humanização. Este importante evento ocorrerá no dia 12 de novembro, entre 8h e 12h, no auditório do Hospital do Coração Alagoano, localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió.
A seleção dos trabalhos, que visam aprimorar o atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada entre os dias 23 e 29 de outubro. A IX Mostra, organizada pelo Núcleo de Humanização da Saúde, que faz parte da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES) da Sesau, busca reconhecer e difundir as experiências bem-sucedidas que estão alinhadas com os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH). Essa política é fundamental para a construção de um SUS mais empático e eficaz.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do evento, que é uma oportunidade ímpar para valorizar iniciativas desenvolvidas por profissionais comprometidos que atuam no sistema público de saúde. Ele ressaltou como esses projetos podem impactar positivamente a vida dos pacientes, reforçando a necessidade de um atendimento que prioriza a escuta e o acolhimento. Mirando no reconhecimento das práticas comprometidas com a humanização, o secretário enfatizou que o evento também valoriza o esforço e a dedicação dos trabalhadores da saúde.
Os representantes dos projetos selecionados serão contatados via e-mail entre os dias 4 e 11 de novembro, recebendo instruções sobre como se apresentarão durante a mostra, além de orientações sobre a logística e o cronograma do evento.
Os 15 projetos escolhidos trazem uma diversidade de abordagens destinadas a humanizar o atendimento, incluindo temas como acolhimento em consultas, valorização dos profissionais da saúde, e a criação de espaços de escuta para gestantes em tratamento clínico, entre outros. Ao promover ao vivo essas iniciativas, a IX Mostra se torna uma plataforma crucial para a troca de experiências e melhores práticas na área da saúde.
Com informações e fotos da Sesau/AL













