logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sesau recebe representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para debater equidade na saúde

COMPARTILHE

Sesau recebe representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para discutir equidade na saúde

Na última terça-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), promoveu um importante encontro para discutir a equidade de raça, gênero e etnia no Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião contou com a presença de representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Raízes de Áfricas.

O evento, realizado no auditório da Superintendência de Valorização de Pessoas da Sesau, em Maceió, teve como foco a temática “Escuta Ativa: Equidade em Pauta – Corpos Objetificados e Territórios Desracializados”. Participaram do encontro membros dos Comitês Estaduais de Prevenção e Pósvenção do Suicídio e de Equidade no SUS de Alagoas.

Durante a roda de conversa, mediada pela ativista Arísia Barros, do Instituto Raízes de Áfricas, foram discutidas estratégias e ações para promover a equidade no SUS. Representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que atuam no apoio ao Programa Nacional de Equidade Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS, compartilharam suas experiências e contribuíram para o debate.

O secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Eder Correia, destacou a importância da colaboração entre instituições para garantir um ambiente de trabalho humanizado e acolhedor. Ele ressaltou o pioneirismo de Alagoas na implementação de um Comitê de Equidade no SUS e reafirmou o compromisso do estado em reduzir as iniquidades e promover ações inclusivas.

A ação também contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e outras instituições locais, demonstrando a união de esforços em prol da equidade na saúde. A Sesau reafirmou seu compromisso em promover a educação permanente e ampliar as parcerias para transformar a rede pública estadual de saúde em um ambiente acolhedor e seguro para todos os cidadãos.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade