logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sesau realiza cerimônia de acolhimento para novos membros do Programa Mais Acesso a Especialistas.

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou um evento de acolhimento para os novos profissionais que farão parte dos Núcleos de Gestão e Regulação do Programa Mais Acesso a Especialistas. Essa equipe é formada por assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares administrativos, e terá a missão de otimizar o atendimento especializado aos pacientes, garantindo maior agilidade no acesso a consultas ambulatoriais e exames.

O Programa Mais Acesso a Especialistas tem como principal objetivo oferecer diagnósticos em um prazo de 30 a 60 dias, promovendo uma fila única e garantindo o retorno dos pacientes à Unidade de Saúde da Família para acompanhamento contínuo. Essa estratégia foi criada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, com o intuito de ampliar o acesso a consultas e exames especializados.

Durante a cerimônia de acolhimento, a supervisora da Regulação Ambulatorial da Sesau, Laudiceia Vieira, ressaltou a importância dessa equipe para a efetivação da Política Nacional de Atenção Especializada à Saúde, que se fortalece através do Programa Mais Acesso a Especialistas. O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que os Núcleos de Gestão e Regulação serão a conexão entre a região de saúde e a regulação estadual, garantindo o acesso dos pacientes aos serviços de saúde de forma qualificada e eficiente.

O Programa Mais Acesso a Especialistas, também conhecido como Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde. Seu objetivo é ampliar e qualificar o acesso à Atenção Especializada em Saúde, tornando o acesso do paciente às consultas e exames especializados mais rápido e menos burocrático, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária. Além disso, a iniciativa prevê que o paciente que necessite de mais de uma consulta ou exame especializado seja encaminhado a um serviço de saúde que ofereça todas ou a maioria dos serviços de que precisa, evitando que ele seja colocado em várias filas para atendimento.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade