logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sesau promove capacitação sobre toxoplasmose gestacional para profissionais do Agreste e Sertão.

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou o IV Ciclo de Capacitação sobre Toxoplasmose Gestacional para os técnicos atuantes nos municípios das VIII, IX e X Regiões de Saúde de Alagoas, localizadas no Agreste e Sertão do estado. O evento, que ocorreu no Campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) de Palmeiras dos Índios, reuniu cerca de 150 profissionais da área de saúde que trabalham no pré-natal da Atenção Básica, assim como profissionais da Vigilância Epidemiológica, farmacêuticos e biomédicos dessas regiões.

O objetivo da capacitação foi qualificar as equipes para lidar, de forma mais eficaz e precisa, com casos de toxoplasmose em gestantes, bem como com os casos congênitos da doença, que podem surgir quando a infecção é transmitida da mãe para o bebê. A assessora técnica da Sesau, Lavinia Silva, destacou a importância do esforço realizado para garantir a segurança clínica dos bebês alagoanos. Ela ressaltou que o diagnóstico precoce da toxoplasmose é fundamental para o tratamento e prevenção de sequelas ou óbitos fetais.

A médica pediatra neonatal da Sesau, Syrlene Patriota, enfatizou que o principal método de prevenção da transmissão vertical da toxoplasmose é a realização de exames e consultas pré-natais. Seguir as recomendações nesse sentido possibilita o diagnóstico e tratamento oportunos da doença, preservando a saúde do bebê. Bianca Suruagy, assessora técnica da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Sesau, ressaltou que a capacitação integra o compromisso da gestão estadual em proporcionar educação continuada aos profissionais de saúde, resultando em uma assistência qualificada.

A Sesau atua oferecendo suporte técnico a todos os municípios, garantindo que a assistência esteja sempre atualizada e de acordo com as melhores práticas no atendimento à população. A toxoplasmose é uma preocupação principalmente durante a gestação, e a capacitação de profissionais de saúde é essencial para o controle e prevenção eficazes da doença.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade