logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sesau promove capacitação sobre diagnóstico e manejo da hanseníase em Boca da Mata

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, no dia 21 de agosto de 2024, uma importante capacitação na cidade de Boca da Mata, com o objetivo de abordar o tema “Diagnóstico Precoce e Manejo Clínico da Hanseníase”. A hanseníase é uma doença crônica, infecciosa e contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e a ação foi voltada para os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica do município da Zona da Mata alagoana.

Durante o treinamento, a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Itaniely Queiroz, enfatizou a importância de conscientizar os profissionais sobre a doença. Além do manejo clínico, a capacitação teve como foco estimular o diagnóstico precoce, visando tratar a hanseníase de forma oportuna e evitar possíveis sequelas. Itaniely Queiroz ressaltou a necessidade de traçar medidas de prevenção e proteção para conter a doença, bem como destacou que o tratamento é assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com distribuição exclusiva de medicamentos pela Rede Pública de Saúde.

A enfermeira Mônica Lima, técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Boca da Mata, ressaltou a importância do treinamento na detecção precoce de doenças, com o intuito de evitar a propagação de casos. Ela destacou a relevância da capacitação em manejo clínico da hanseníase, enfatizando que os profissionais de saúde precisam estar atentos aos sinais da doença para atuar como multiplicadores e contribuir para a prevenção da disseminação da hanseníase.

O evento contou com a participação de diversos profissionais da área da saúde e foi realizado no Fórum Judiciário de Boca da Mata. A iniciativa da Sesau reforça o compromisso de promover a capacitação e atualização dos profissionais, visando a melhoria da qualidade de atendimento e o combate efetivo às doenças, como no caso da hanseníase. A realização dessas ações demonstra o empenho em fortalecer as políticas de saúde e garantir o bem-estar da população.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade