logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Sesau participa do Censo Vacinal de 2024 em Delmiro Gouveia para monitorar vacinação infantil

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esteve presente no Censo Vacinal de 2024, realizado em Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas, com o intuito de avaliar a situação da vacinação infantil nos municípios. A ação, parte do Projeto Vacina+, contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria).

Durante o evento, aproximadamente 800 Cadernetas de Vacinação de crianças com até 1 ano, 11 meses e 29 dias foram coletadas para análise. Essas cadernetas serão avaliadas por enfermeiros da Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (Sumca) da Sesau, a fim de verificar se alguma vacina está em atraso e se há necessidade de aplicação, além de determinar as próximas datas de vacinação.

Andréa Macário, enfermeira da Sesau, ressaltou a importância de verificar se todas as informações nas cadernetas estão corretas. Um relatório será elaborado para o município com as regiões que apresentam deficiência na vacinação, permitindo a implementação de ações como um Dia D ou busca ativa para aumentar a cobertura vacinal.

A Sesau planeja realizar o Censo Vacinal em cerca de 60 municípios até outubro, em colaboração com a Gerência de Atenção Primária da Sesau e o Programa Nacional de Imunizações em Alagoas (PNI). O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou o compromisso da pasta em apoiar os municípios na ampliação da cobertura vacinal infantil, visando proteger as crianças desde cedo.

Em 2023, Alagoas registrou aumento nas coberturas vacinais de 13 dos 16 principais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação infantil em comparação com 2022. Destaca-se o crescimento da vacina contra Febre Amarela, que passou de 55,3% para 67,89% de cobertura em 2023. As doses de reforço da Poliomielite e da Hepatite A também apresentaram aumento nas coberturas, demonstrando a eficácia das campanhas de vacinação.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade