logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sesau orienta sobre medidas a tomar após ser mordido por cão de procedência desconhecida.

COMPARTILHE

A convivência entre animais e humanos no espaço urbano pode resultar em acidentes, como mordidas e arranhões causados por cães, representando um risco de transmissão de doenças graves, como a raiva humana. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) esclarece quais são as medidas adequadas a serem tomadas em caso de mordida por um cão de procedência desconhecida.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau, médico veterinário Clarício Bugarim, a primeira atitude ao ser mordido por um animal é lavar imediatamente o local da mordida com água corrente e sabão. Mesmo que não tenha havido sangramento, essa ação é fundamental para remover bactérias e vírus que podem causar doenças.

Após a limpeza da ferida, a pessoa deve buscar atendimento médico em uma unidade de saúde próxima. Na rede estadual de saúde de Alagoas, existem locais específicos para esse fim, como o Ambulatório 24 horas Noélia Lessa, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jacintinho e a UPA Tabuleiro do Martins, todos localizados na capital alagoana.

O atendimento médico inclui uma análise clínica do caso, com a definição das medidas apropriadas, que podem envolver a aplicação de sorologia antirrábica, imunizantes e antibióticos, dependendo da gravidade da situação. De acordo com os dados do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau, a maioria das mordidas ocorre em residentes de áreas urbanas, com os cães sendo os principais responsáveis pelos acidentes.

Portanto, é fundamental que os donos de cães vacinem seus animais anualmente e garantam sua saúde, contribuindo para a segurança da sociedade. Além disso, em todos os municípios alagoanos, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima em caso de mordida por um cão, para receber orientação e tratamento adequado. A prevenção e o cuidado com os animais são essenciais para evitar acidentes e garantir a saúde pública como um todo.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade