No dia 20 de outubro de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou uma Oficina voltada para o Projeto Detecta Atenção Primária à Saúde, com foco na prevenção do câncer de colo do útero e mama. O evento ocorreu na Sala de Situação da Sesau, localizada no bairro Jaraguá, em Maceió, e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Hospital Israelita Albert Einstein e de profissionais especializados da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca), além da Área de Doenças Crônicas e técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
Karine Omena, superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, enfatizou que a iniciativa visa alinhar esforços e planejar os próximos passos para a implementação do projeto no estado. O projeto foi concebido como uma ferramenta adicional para os municípios, ajudando a aprimorar o cuidado em saúde na região. Durante a oficina, foram apresentados dados coletados anteriormente e discutidos virtualmente com a equipe do Hospital Albert Einstein e representantes do Ministério da Saúde, visando a implantação eficiente dos novos protocolos de atenção primária.
O alcance do projeto é significativo, abrangendo a V Região de Saúde, que inclui municípios como Anadia, Boca da Mata e Campo Alegre. Além disso, a iniciativa se estende à Região do Planalto da Borborema, contemplando cidades como Palmeira dos Índios, Belém e vários outras localidades.
Karine Omena também destacou a importância da análise realizada junto aos municípios para entender como está o monitoramento dos casos de câncer de colo do útero e mama na região. Um diagnóstico inicial foi realizado através de um formulário enviado aos gestores municipais, permitindo a coleta de informações sobre exames de mamografia e o acompanhamento de pacientes já diagnosticados.
O Projeto Detecta APS promete reforçar a Atenção Primária nos municípios envolvidos, aprimorando o atendimento ao público. Com uma verdadeira parceria entre um hospital de referência e uma equipe qualificada, a proposta visa fortalecer o sistema de saúde, introduzindo novas metodologias de monitoramento e apoio institucional às gestões municipais.
O programa é parte de uma iniciativa maior, o Proadi-SUS, coordenada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Seu objetivo é apoiar a implementação de práticas de detecção precoce dos tipos de câncer enfocados, ampliando a eficácia da Atenção Primária à Saúde e estabelecendo um modelo integrado de cuidado que suporte ações preventivas e de controle do câncer na população.
Com informações e fotos da Sesau/AL













