A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) encerrou com sucesso o ciclo de capacitações voltado para odontólogos sobre o atendimento a cardiopatas na Atenção Primária em Alagoas. O treinamento abrangeu os profissionais de todas as dez Regiões de Saúde do estado e foi realizado no auditório do Hospital do Coração Alagoano.
Ao longo de dois meses, 400 odontólogos que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) dos 102 municípios alagoanos participaram das capacitações. O principal foco do curso foi o “Risco de Endocardite Infecciosa no Atendimento Odontológico e Manejo do Paciente Anticoagulado”. A Sesau dividiu o curso em oito etapas, visando garantir a abrangência das capacitações em todas as regiões de saúde do estado.
Durante os treinamentos, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades no atendimento a pacientes assistidos na Atenção Primária. O palestrante Paulo César Santana, coordenador de odontologia do Hospital do Coração Alagoano, ressaltou a importância de oferecer um atendimento qualificado fora do ambiente hospitalar.
A dentista Rita de Cássia Pedrosa, de Novo Lino, destacou a relevância do curso, enfatizando a importância de seguir protocolos específicos no atendimento a pacientes cardiopatas. Para Maria de Lourdes Mota, supervisora do Programa Estadual de Saúde Bucal, o ciclo de capacitações teve como principal objetivo garantir a qualidade da assistência odontológica aos pacientes cardiopatas na Atenção Primária, realizada nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Especialidades Odontológicas, gerenciados pelos municípios por meio do PSF.
O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, ressaltou a importância de receber e capacitar constantemente os profissionais odontólogos da Rede da Atenção Básica. A iniciativa busca disseminar a excelência, modernidade e humanização no atendimento, contribuindo para uma assistência ainda mais precisa aos pacientes cardiopatas em Alagoas.
Com informações e fotos da Sesau/AL