A última edição do Programa Saúde no Porto, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), aconteceu nesta quinta-feira (24) com a chegada do último navio da temporada ao Porto de Maceió. Durante a temporada de cruzeiros marítimos, aproximadamente 100 mil turistas desembarcaram na capital alagoana por meio de transatlânticos.
A cada edição do Saúde no Porto, em média, foram realizados cerca de 40 atendimentos, que incluíram aferição da pressão arterial, testes de glicemia, curativos, testes rápidos de HIV e sífilis, além de encaminhamentos para unidades de saúde próximas, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá e o Hospital Geral do Estado (HGE).
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que Alagoas está preparada para atender não apenas seus habitantes, mas também seus visitantes, graças aos investimentos realizados pela gestão estadual. Ele ressaltou a qualidade técnica e a humanização presentes na rede de assistência à saúde do estado, capaz de lidar com casos de baixa, média e alta complexidade.
Durante a ação, a superintendente de Acesso à Saúde da Sesau, Sayonara Gomes, ressaltou a importância da iniciativa para garantir segurança aos visitantes da capital. Ela destacou o trabalho realizado ao longo da temporada de cruzeiros marítimos para garantir que os turistas recebessem um atendimento adequado e os encaminhamentos necessários para preservar sua saúde.
Dessa forma, o Programa Saúde no Porto cumpriu seu papel de oferecer assistência médica aos turistas que chegaram à capital alagoana, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar daqueles que visitam a região.
Com informações e fotos da Sesau/AL