A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento (Seades) se uniram em uma parceria para desenvolver ações voltadas à saúde mental dos profissionais que trabalham nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Essa iniciativa teve início durante o I Encontro do Espaço de Escuta Humanizada, que ocorreu na Escola de Governo de Alagoas, localizada no Centro de Maceió.
Os técnicos da Rede de Atenção às Violências (RAV) e do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) foram responsáveis pela implementação das ações nesse primeiro encontro. Os profissionais dos municípios de Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Messias, Pilar, Satuba, Coqueiro Seco e Rio Largo foram os beneficiados nessa etapa inicial.
Durante o evento, a psicóloga do Cerest Estadual, Analinne Maia, abordou questões relacionadas a assédio, medidas de prevenção e cuidados com a saúde mental. Ela ressaltou a importância de criar um ambiente de trabalho saudável para garantir o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores, uma vez que passam a maior parte do tempo no ambiente de trabalho.
Além disso, Analinne Maia forneceu orientações sobre como se proteger do sofrimento psíquico ligado ao trabalho, apresentando os tipos de assédio e as medidas organizacionais para prevenir e promover a saúde do trabalhador. A psicóloga Gabrielly Brito, que também atua na RAV, destacou a relevância de cuidar daqueles que cuidam, oferecendo um espaço de escuta humanizada para os profissionais do CREAS que lidam diariamente com questões de violência que afetam grupos vulneráveis como mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
Essa parceria entre Sesau e Seades tem como objetivo promover o bem-estar e a saúde mental dos profissionais que atuam nos CREAS, reconhecendo a importância de cuidar daqueles que estão na linha de frente lidando com questões tão complexas e delicadas.
Com informações e fotos da Sesau/AL