logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sesau e Escola de Governo encerram curso de Equidade para profissionais do SUS.

COMPARTILHE

No dia 13 de agosto de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) encerrou a primeira turma da Trilha Formativa “Identidades e Diferenças” na Escola de Governo de Alagoas. O curso, intitulado Equidade de Gênero, Raça e Etnia numa perspectiva interseccional, foi direcionado para profissionais e estudantes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi promovida pela Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES) em colaboração com a Superintendência da Escola de Governo de Alagoas, ligada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

Ministrado pela Motriz, o curso aconteceu na modalidade a distância e contou com a participação de mais de cem profissionais da área da saúde. Com carga horária de 24 horas, a formação faz parte dos esforços da Sesau em discutir a equidade no SUS. A gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, Mayara Lopes, destacou a importância da participação dos profissionais e estudantes no curso, incluindo aqueles que atuam nos municípios.

Além das aulas, ministradas pela professora Giszele Silva da Motriz, as unidades de saúde apresentaram propostas de ações a serem implementadas com seus colaboradores. Entre as iniciativas estão ações formativas, rodas de conversas e escuta ativa com os profissionais da saúde. A integração dessas ações visa fortalecer a promoção da equidade no SUS.

É importante ressaltar que Alagoas se tornou o primeiro estado do país a estabelecer o Comitê Estadual de Equidade no SUS. Esse comitê, dentro da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, será responsável por promover as ações do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS, em cooperação com as unidades estaduais e municipais.

A Sesau, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), busca enfrentar as desigualdades de gênero, raça, etnia e deficiência no ambiente de trabalho do SUS. Novas turmas da trilha formativa serão oferecidas em breve, possibilitando a capacitação de mais profissionais da saúde pública.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade