Na última quinta-feira, dia 12 de setembro de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) se reuniram para discutir o termo de cooperação técnica que tem como objetivo inspecionar a qualidade da água consumida nos municípios alagoanos. Essa parceria tem como meta principal elevar a qualidade dos sistemas de abastecimento de água para consumo humano e saneamento básico em todo o estado.
Durante o evento, realizado no auditório da Arsal, no Centro de Maceió, um cronograma de ações foi elaborado pelos técnicos da Sesau, que são responsáveis por realizar a coleta de amostras de água diretamente dos sistemas de abastecimento das cidades. A colaboração entre a Sesau e a Arsal foi firmada no início do ano e busca garantir que a água fornecida pelas concessionárias de abastecimento atenda aos padrões de qualidade estabelecidos.
A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Isabel Castro, explicou que o encontro teve como intuito discutir o apoio técnico operacional para questões de vigilância ambiental. Durante a reunião, foram compartilhadas experiências e alinhadas ações de inspeção nos sistemas de abastecimento de água, visando identificar riscos para a saúde da população durante o processo de tratamento da água.
O diretor de Saneamento da Arsal, José Márcio Maia, destacou a importância da parceria entre as pastas, ressaltando que o trabalho conjunto é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos alagoanos. O acordo de colaboração prevê que a Sesau realize o cadastramento de todos os sistemas de abastecimento no Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) e disponibilize à Arsal acesso aos dados fornecidos pelas prestadoras reguladas.
Além disso, a Sesau e a Arsal irão inspecionar conjuntamente os sistemas de abastecimento de água e a Sesau emitirá relatórios mensais sobre a qualidade da água fornecida pelas prestadoras dos serviços regulados pela Arsal. A Sesau também fornecerá orientação técnica para correção de inadequações ou prevenção de situações de risco em relação à qualidade da água de consumo humano, promovendo ainda a manutenção dos laboratórios de análises de água.
Com informações e fotos da Sesau/AL