No dia 10 de abril de 2025, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu uma importante capacitação voltada para técnicos de nove municípios, com o objetivo de discutir e preparar a implantação dos Núcleos de Apoio ao Fumante (NAFs). O evento aconteceu na sede do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió.
Representantes de Santana do Ipanema, Marechal Deodoro, Paripueira, Igreja Nova, Feliz Deserto, Santana do Mundaú, Barra de Santo Antônio, Campo Alegre e São Luís do Quitunde participaram da capacitação, que teve como foco principal o tratamento de fumantes. Essa iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla de combate ao tabagismo, um vício que está associado a mais de 50 doenças, incluindo o câncer de boca.
Durante o treinamento, os profissionais receberam orientações e informações para atuarem de maneira eficaz na implantação dos Núcleos de Apoio ao Fumante em seus respectivos municípios. O objetivo desses núcleos é oferecer assistência técnica qualificada e acolhimento humanizado para auxiliar as pessoas que desejam se livrar do vício do tabaco.
A coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Eunice Canuto, destacou a importância da iniciativa para garantir que os municípios tenham os recursos necessários para implementar os NAFs. Por outro lado, a gerente de Vigilância e Controle de Doenças Não Transmissíveis da Sesau, Rita Murta, ressaltou que a atuação do estado no enfrentamento do tabagismo é uma parceria com várias instituições e visa tanto prevenir o início do vício quanto apoiar aqueles que desejam abandonar o tabaco.
Além disso, a presença do farmacêutico Alfredo Carvalho, representando a cidade de Paripueira, enfatizou a importância da capacitação não só para os profissionais, mas também para toda a população. Ele ressaltou que a união de esforços de diferentes setores da sociedade é essencial para enfrentar o problema do tabagismo de forma eficaz.
Atualmente, Alagoas conta com 41 Núcleos de Apoio ao Fumante distribuídos em 13 municípios, com a intenção de expandir o acesso a esse serviço vital. Em Maceió, por exemplo, os NAFs estão localizados em diferentes unidades de saúde, facilitando o acesso dos interessados em parar de fumar.
Os Núcleos de Apoio ao Fumante oferecem suporte gratuito e especializado para aqueles que desejam abandonar o tabaco. Ao procurar o NAF mais próximo, o fumante é acolhido pela equipe e inserido no grupo de acordo com a disponibilidade de vagas. Para obter mais informações ou buscar auxílio, é possível entrar em contato por e-mail.
Essa iniciativa da Sesau demonstra o compromisso do estado de Alagoas em promover a saúde da população e combater o tabagismo, um problema de saúde pública que requer esforços conjuntos e estratégias eficazes para ser superado.
Com informações e fotos da Sesau/AL