A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, no dia 12 de junho de 2024, uma capacitação voltada para o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a Poliomielite e o Sarampo. O treinamento foi direcionado aos coordenadores Municipais de Imunização e de Atenção Primária dos 56 municípios pertencentes à I Macrorregião de Saúde, acontecendo no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), localizado no bairro Farol, em Maceió.
O MEV consiste em uma ação realizada por meio de visitas domiciliares com o objetivo de verificar a situação vacinal registrada no Cartão ou na Caderneta de Vacinação do público-alvo. Isso permite identificar áreas específicas onde há uma concentração de indivíduos não vacinados. Os resultados obtidos auxiliam na avaliação do risco de exposição da população às doenças imunopreveníveis em questão, possibilitando a identificação de regiões com grupos de pessoas suscetíveis devido à falta de vacinação, o que viabiliza a implementação de medidas corretivas para elevar as taxas de cobertura vacinal nessas áreas.
Durante a capacitação, a enfermeira Rafaela Siqueira, assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), explicou que o curso integra o microplanejamento das ações de imunização do estado. Ela ressaltou que o monitoramento será realizado nos municípios a partir do dia 17 de junho até o dia 31 de junho, com o intuito de avaliar a situação vacinal em relação à poliomielite e ao sarampo.
Além disso, a assessora destacou que o MEV representa uma oportunidade para os municípios recuperarem e vacinarem as crianças com vacinas atrasadas. A colaboração entre a Assessoria de Imunização, Atenção Primária em Saúde e o Cosems/AL (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas) foi ressaltada como fundamental para o sucesso das estratégias de monitoramento da vacinação em nível municipal.
Diego Hora, coordenador de imunização do município de Satuba, enfatizou a importância da capacitação para garantir a implementação correta das medidas necessárias, visando melhorar as coberturas vacinais e assegurar a vacinação oportuna e precisa, especialmente em crianças menores de cinco anos. A iniciativa visa garantir a confiabilidade dos dados e o acompanhamento das coberturas vacinais para promover a saúde da população.
Com informações e fotos da Sesau/AL