logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sesau apresenta programas inovadores na área da saúde para comitiva da África do Sul

COMPARTILHE

Na tarde desta segunda-feira, dia 08 de julho de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu uma comitiva do Governo da África do Sul em Alagoas. O objetivo da visita foi conhecer de perto os programas inovadores implementados pelo Governo de Alagoas na área da saúde. O grupo teve a oportunidade de visitar os Hospitais Metropolitano de Alagoas e do Coração Alagoano.

Durante a manhã, os representantes sul-africanos se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, juntamente com outros gestores e técnicos da Sesau. Além disso, conheceram a Central Estadual de Regulação de Leitos. Já no período da tarde, visitaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) – onde está situada a Central do AVC Dá Sinais – e o Hospital do Coração Alagoano, onde está em funcionamento o Programa Bate Coração.

O secretário de Saúde destacou a importância da troca de experiências com a comitiva da África do Sul, ressaltando a satisfação de compartilhar os programas de sucesso implementados em Alagoas. O Programa AVC Dá Sinais, lançado em agosto de 2021, tem beneficiado milhares de alagoanos ao agilizar o diagnóstico do Acidente Vascular Cerebral (AVC) por meio de um aplicativo de telemedicina. Por sua vez, o programa Bate Coração foca na redução do tempo-resposta e na melhoria do tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) por meio de um aplicativo que fornece informações em tempo real para os profissionais de saúde.

O vice-ministro da Saúde da África do Sul, Ahmed Bham, elogiou a hospitalidade do Estado de Alagoas e destacou a importância de aprender com os programas implementados na região. Ele ressaltou a cooperação entre a África do Sul e o Brasil e como as iniciativas alagoanas podem ser replicadas em benefício das comunidades sul-africanas.

Dessa forma, a visita da comitiva da África do Sul foi uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e fortalecer laços de cooperação na área da saúde entre os dois países. Os programas inovadores apresentados durante a visita demonstram o compromisso do Governo de Alagoas em melhorar o atendimento e tratamento dos pacientes, garantindo maior eficácia e agilidade nos serviços de saúde.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade