logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sesau alerta municípios para prazo do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está alertando os gestores das Secretarias Municipais de Saúde (MS) sobre a proximidade do fim do prazo para o envio das informações referentes ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com o Ministério da Saúde, os dados devem ser enviados até o dia 31 deste mês.

O Censo Nacional das UBSs é uma importante iniciativa do Ministério da Saúde que busca reunir informações detalhadas sobre o funcionamento e a estrutura dessas unidades em todo o país. O objetivo é levantar dados sobre a estrutura física, equipamentos disponíveis, profissionais que atuam nas UBSs e os atendimentos realizados.

Nívea Macena, apoiadora estadual, ressaltou a importância dessas informações para a construção de políticas públicas voltadas para o aprimoramento da Atenção Primária em Saúde, que representa a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, em Alagoas, ainda há um longo caminho a percorrer em relação ao levantamento de dados. Apenas 29,9% dos municípios concluíram o levantamento e enviaram as informações ao Ministério da Saúde. A cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, se destacou pelo avanço na coleta de informações, levantando dados de 70% das 39 UBSs que operam no município.

A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, enfatizou que as informações coletadas são essenciais para subsidiar a criação de ações e políticas mais eficientes e embasadas na realidade local. Todos os 102 municípios alagoanos aderiram ao censo e contam com o suporte da Sesau para esclarecer dúvidas e garantir o cumprimento do prazo estabelecido.

A gestão estadual de saúde está em sintonia com as gestões municipais, trabalhando em conjunto para que todas as informações sejam levantadas dentro do prazo estabelecido. A colaboração de todos os envolvidos é fundamental para o sucesso do Censo Nacional das UBSs e para o aprimoramento dos serviços de saúde prestados à população.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade