logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sesau alerta municípios alagoanos sobre prazo final para preencher Censo das Unidades Básicas de Saúde.

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está alertando os municípios alagoanos sobre o prazo iminente para o preenchimento do Censo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O prazo final é na próxima sexta-feira (16) e é de extrema importância que os gestores municipais enviem as informações necessárias para o Ministério da Saúde (MS).

O objetivo do Censo Nacional das UBSs é aprimorar a Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) e fortalecer os programas de investimento da Atenção Primária à Saúde (APS). O questionário abrange a coleta de dados sobre a composição das equipes de APS, as condições de infraestrutura, a saúde digital, o acesso a métodos diagnósticos e medicamentos, a promoção da saúde e a assistência em saúde bucal, além da atuação dos agentes comunitários de saúde.

Para realizar o Censo Nacional das UBSs, os gestores municipais devem acessar a plataforma e-Gestor, onde o questionário está disponível para preenchimento. O acesso é feito com login gov.br e requer a manifestação de interesse do gestor municipal dentro do sistema Gerência APS.

Os dados coletados serão fundamentais para identificar as áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e para apresentar um diagnóstico das demandas dos trabalhadores das UBSs e dos gestores locais em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e oferta de ações e serviços.

Segundo dados divulgados recentemente, Alagoas está com aproximadamente 90% do Censo Nacional das UBSs respondido. A Sesau está em contato com os municípios que ainda não enviaram as informações, a fim de alertá-los sobre os prazos de preenchimento e orientá-los em caso de dúvidas.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância das informações coletadas para a construção de ações e políticas mais eficazes e baseadas na realidade da população. A Sesau e as gestões municipais estão trabalhando juntas para garantir que as informações sejam fornecidas dentro do prazo estabelecido.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade