A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, na quinta-feira (15), um evento de acolhimento para 14 médicos intercambistas do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Os profissionais, que irão atender a população de municípios da II Macrorregião de Saúde de Alagoas, foram recebidos presencialmente em Arapiraca.
Durante o evento, foram apresentados dados epidemiológicos e características da região de atuação dos médicos, bem como as normas do programa e a cobertura de Atenção Primária nos municípios. Essa iniciativa faz parte da segunda etapa formativa do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAV) do PMMB, com o objetivo de acolher os médicos de forma integrada com as gestões municipais.
A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, ressaltou a importância do evento para os novos profissionais. Segundo ela, a integração entre os médicos e as gestões foi fundamental, assim como esclarecer aspectos da formação pedagógica presente no programa.
Os médicos intercambistas, definidos pelo Ministério da Saúde (MS) como aqueles com registro profissional no exterior, devem observar regras e procedimentos específicos para atuar no Mais Médicos. O MAAV dos médicos intercambistas é uma etapa obrigatória, realizada no Estado de atuação do profissional e com carga horária de 20 horas, distribuídas ao longo de três dias.
Além disso, o evento presencial contou com a participação de representantes da Sesau, das gestões municipais, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), da Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos, dos Ministérios da Saúde e da Educação, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A ação visa promover a integração dos profissionais intercambistas com as diversas esferas de atuação na área da saúde.
Com informações e fotos da Sesau/AL