No último dia 15 de abril, o Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió promoveu mais uma edição do Curso Básico de Primeiros Socorros. Dessa vez, o curso foi direcionado aos servidores da área administrativa do Samu, reforçando o compromisso da instituição com a educação em saúde.
A iniciativa contou com uma parceria com a Liga Acadêmica de Atendimento Móvel Pré-Hospitalar, um projeto de extensão do Centro Universitário Cesmac. O objetivo do curso foi capacitar os servidores para agir em momentos críticos, como acidentes, a fim de salvar vidas e prestar ajuda a quem precisa, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Durante o curso, foram abordados diversos temas importantes, como a Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). Aprender a lidar com essa situação é fundamental no dia a dia, uma vez que alimentos ou objetos podem bloquear parcial ou totalmente a passagem do ar pela laringe ou traqueia de crianças, adolescentes ou adultos.
Os acadêmicos de medicina ressaltaram a gravidade da obstrução das vias aéreas, destacando que pode levar uma pessoa à morte em poucos minutos se não houver intervenção rápida. Por isso, a importância do curso para capacitar os participantes a agir rapidamente em casos reais, chamando o Samu pelo 192 sempre que necessário.
Além disso, o curso ensinou como identificar o tipo de engasgo e os procedimentos corretos para desobstrução, técnicas de reanimação cardiopulmonar, controle de hemorragias com torniquetes e cuidados em crises convulsivas. A coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana, enfatizou a importância da capacitação, pois os conhecimentos de primeiros socorros podem ser aplicados em qualquer lugar, ajudando a salvar vidas dentro e fora do ambiente de trabalho.
O enfermeiro e professor Helder Delano Barbosa Farias, um dos coordenadores do projeto “Prontos Para Agir”, ressaltou a importância da iniciativa da Liga Acadêmica em levar conhecimento à população. A servidora da Coordenação Administrativa, Lucicleide Miguel, participou ativamente do curso e destacou a relevância de aprender sobre RCP, hemorragias, crises convulsivas e engasgos, pois essas situações podem ser comuns no dia a dia e o conhecimento básico pode fazer toda a diferença.
O coordenador do Nep do Samu Maceió, Luiz Antonio Mansur Branco, enfatizou a importância da parceria e destacou que projetos como esse mostram a necessidade de integrar saúde e ensino. O curso reforça o compromisso do Samu Maceió com a educação em saúde, preparando toda a equipe para agir com rapidez e eficácia diante de emergências, para assim ajudar a salvar vidas.
Com informações e fotos da Sesau/AL