O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, esteve em Brasília participando de importantes encontros no Ministério da Saúde e no Conass. Durante a semana, o gestor da pasta estadual cumpriu uma agenda intensa, buscando discutir temas relevantes para a melhoria da Saúde Pública de Alagoas.
No dia 26 de setembro de 2024, Pontes de Miranda marcou presença na 8ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e também realizou reuniões no Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de conseguir mais investimentos para a saúde do estado.
Na assembleia do Conass, o secretário participou ativamente das discussões com os secretários de outros estados, abordando questões como a judicialização de processos na área da saúde, o fortalecimento da assistência através da residência médica, a implementação de tecnologia em saúde e ações de controle de vetores de doenças transmissíveis.
Já no Ministério da Saúde, Pontes de Miranda se reuniu com o diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática, Aristides Vitorino, para alinhar detalhes sobre a 2ª etapa da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e discutir a ampliação do atendimento do Plano Emergencial Oncológico.
Durante toda a agenda em Brasília, o secretário foi acompanhado pelo secretário-executivo de Gestão Interna da Sesau, Eder Correia, pela assessora parlamentar Juliana Pereira e pelo consultor jurídico da secretaria, Emanuel Barbosa. Todos destacaram a importância desses encontros para obter mais investimentos para a saúde de Alagoas.
Pontes de Miranda enfatizou a missão do governo de avançar na área da Saúde no estado, buscando sempre o diálogo e a cooperação entre os municípios. Segundo ele, o objetivo é ampliar a oferta de exames e procedimentos através do Programa Mais Acesso a Especialidades, em conformidade com as diretrizes do governador Paulo Dantas.
Os representantes da Sesau ressaltaram que as ações realizadas agora em Brasília terão impacto positivo no futuro da saúde em Alagoas, reforçando o compromisso de trabalhar em prol dos alagoanos e daqueles que mais necessitam de atendimento médico adequado.
Com informações e fotos da Sesau/AL