logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Samu capacita acadêmicos de medicina da Uncisal em urgência e emergência para estágio curricular

COMPARTILHE

No dia 29 de abril de 2026, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Alagoas realizou uma importante capacitação para uma nova turma de acadêmicos de medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O evento ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep) da Central do Samu, em Maceió, e teve como principal objetivo preparar esses futuros médicos para o estágio curricular, que será uma etapa fundamental de sua formação prática.

Durante a capacitação, os alunos tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas essenciais, como a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o atendimento a casos de politraumatismo. O conteúdo abordado também englobou aspectos cruciais da reanimação cardiopulmonar, seguindo os novos protocolos implementados em 2025, além de discussões sobre a Regulação Médica e os diferentes tipos de serviços, tanto básicos quanto avançados, disponíveis na Rede de Urgências.

Os acadêmicos participaram ativamente de estações práticas que simularam situações do cotidiano do atendimento pré-hospitalar. Entre as atividades, constaram instruções sobre o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), um equipamento vital na reanimação de pacientes em parada cardiorrespiratória, bem como manobras para desobstruir vias aéreas em adultos e crianças. Também foram abordados técnicas para o manejo de pacientes em acidentes automobilísticos, incluindo pranchamento e rolamento, além de estratégias para a retirada de capacetes em casos de trauma.

O coordenador geral do Samu Alagoas, Dr. Mac Douglas de Oliveira Lima, enfatizou a importância do ensino contínuo para garantir a qualidade do serviço prestado. Ele ressaltou que a capacitação de acadêmicos, assim como a formação contínua de profissionais já atuantes, é essencial para oferecer um atendimento de excelência, capaz de salvar vidas.

Por sua vez, o coordenador do Nep, Dr. Luiz Antonio Mansur Branco, explicou a metodologia de estágio em que os estudantes estarão expostos a casos reais, o que permitirá uma avaliação prática e criteriosa do aprendizado. O acadêmico Erik K. Passos compartilhou sua experiência, destacando que o contato direto com a rotina e os equipamentos transformou sua visão sobre o atendimento pré-hospitalar, aumentando sua confiança e compreensão sobre as complexidades da rede de urgência em Alagoas.

Essa capacitação não apenas prepara os estudantes para sua futura atuação médica, mas também representa um avanço significativo na qualidade do atendimento em saúde na região.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade