logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Rede de Atenção às Violências impacta mais de 3 mil pessoas no primeiro semestre.

COMPARTILHE

No primeiro semestre de 2024, a Rede de Atenção às Violências (RAV) alcançou um total de 3.220 pessoas por meio de ações de qualificação e sensibilização. A RAV é uma unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em Alagoas, que tem como objetivo oferecer assistência, monitoramento e prevenção das violências na região.

Durante esse período, a equipe da RAV realizou diversas capacitações voltadas para profissionais da saúde, colaboradores de serviços de acolhimento e proteção às vítimas, além de incluir profissionais das portas de entrada das Salas Lilás, usuários de equipamentos públicos e representantes da sociedade civil organizada. Essas ações visam garantir que os trabalhadores da saúde em todo o estado tenham conhecimento sobre as diferentes formas de violência e saibam como encaminhar as vítimas para os serviços de acolhimento adequados.

A gerente da RAV, enfermeira Thaylise Nunes, destacou a importância do serviço não apenas no atendimento imediato às vítimas de violência, mas também na prevenção e atuação permanente. A equipe da RAV busca promover um atendimento acolhedor e humanizado para as vítimas, oferecendo capacitação e qualificação para os profissionais de saúde.

As ações desenvolvidas pela RAV continuarão ao longo do segundo semestre, com foco em sensibilizar os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sobre os encaminhamentos adequados das vítimas de violência. A supervisora de articulação intersetorial e monitoramento das violências, Laura Oliveira, ressaltou a importância de um atendimento eficaz e não revitimizador para as vítimas que buscam auxílio.

O trabalho da Rede de Atenção às Violências tem sido fundamental para fortalecer a rede de proteção e prevenção em Alagoas, garantindo que as vítimas de violência recebam o suporte necessário de forma humanizada e qualificada. As ações desenvolvidas pela equipe demonstram o compromisso em promover um ambiente de acolhimento e cuidado para aqueles que mais precisam.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade