Publicidade

Publicidade

Projeto Samu nas Escolas orienta alunos de Maceió sobre primeiros socorros em retorno às atividades

COMPARTILHE

Na última sexta-feira, 30 de setembro de 2024, o Projeto Samu nas Escolas retomou suas atividades em Maceió, capital de Alagoas, com o objetivo de fornecer orientações de primeiros socorros aos alunos. A ação, realizada nos Colégios Geraldo Melo e Militar Tiradentes, teve como foco conscientizar os estudantes sobre os perigos dos trotes telefônicos e prepará-los para agir em situações de emergência.

Idealizado como uma iniciativa de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Projeto Samu nas Escolas é conduzido por acadêmicos dos cursos de medicina, serviço social e enfermagem. Eles repassaram instruções essenciais sobre como agir em casos de queimaduras, choque elétrico, desmaios, engasgos e quedas da própria altura.

A coordenadora da Central Maceió do Samu Alagoas, Beatriz Santana, ressaltou a importância da ação para reduzir os agravos e consequências dos acidentes, destacando que os alunos podem atuar como primeiros socorristas até a chegada da equipe de atendimento especializado. O diretor do Colégio Geraldo Melo, Edson Silva, enfatizou a relevância da iniciativa ao afirmar que os alunos ficaram entusiasmados com as orientações e agradeceram pelo conhecimento compartilhado.

Entre as orientações fornecidas, os acadêmicos abordaram a importância de resfriar queimaduras com água corrente e evitar o uso de substâncias inadequadas, como manteiga ou pasta de dente. Para casos de choque elétrico, explicaram a necessidade de desligar a fonte de eletricidade antes de prestar socorro. Além disso, instruíram sobre os procedimentos adequados para desmaios, engasgos e quedas, enfatizando a importância de manter a calma e agir de forma segura e eficaz.

O Projeto Samu nas Escolas ocorre semanalmente e escolas públicas e privadas interessadas em receber a iniciativa podem solicitar através de um ofício enviado ao Serviço Social do Samu por e-mail. Dessa forma, a ação visa disseminar conhecimento e preparar os jovens para lidar com situações de risco e emergência, contribuindo para a promoção da saúde e segurança na comunidade escolar.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade