logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

“Projeto Samu nas Escolas ensina primeiros socorros e cidadania a estudantes de Maceió”

COMPARTILHE

Na última sexta-feira, 24 de outubro de 2025, o Projeto Samu nas Escolas (PSE) realizou mais uma edição de suas ações educativas na Escola de Educação Básica Estrela da Manhã, situada no bairro Ponta da Barra, em Maceió. Este projeto é uma importante colaboração entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), focando na educação em primeiros socorros e na conscientização do uso responsável do serviço de emergência 192.

O programa é direcionado a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, abrangendo idades entre 6 e 11 anos. Durante a atividade, as crianças participaram de dinâmicas práticas e educativas que abordaram noções essenciais de primeiros socorros, como agir em casos de engasgos, desmaios, choques elétricos e queimaduras. Os educadores foram acadêmicos de medicina e enfermagem que fazem parte do projeto, oferecendo uma interação direta e enriquecedora com os alunos.

Beatriz Santana, coordenadora do Samu de Alagoas, enfatizou a importância social do projeto, afirmando que ele não apenas ensina técnicas de primeiros socorros, mas também forma cidadãos mais conscientes e responsáveis. Segundo ela, a compreensão de que trotes podem colocar vidas em risco é um aprendizado valioso que pode transformar mentalidades e comportamentos nas famílias. Esse aspecto de prevenção e humanização é um dos pilares do PSE.

A diretora da Escola Estrela da Manhã, Ivana Rodrigues Salvador, também comentou sobre a relevância da iniciativa, ressaltando a interação ativa dos alunos com os acadêmicos e o impacto positivo das apresentações sobre primeiros socorros. Os estudantes expressaram entusiasmo e gratidão, e alguns compartilharam suas experiências. Um deles, Davi Marques Melo, destacou que aprendeu a ajudar pessoas em situações críticas, como desmaios e engasgos, e demonstrou o desejo de compartilhar esse conhecimento com sua mãe.

Outro aluno, Murilo do Nascimento A. Calheiros, compartilhou seu interesse pelos diferentes tipos de queimadura e suas respectivas aulas, expressando que o aprendizado foi muito proveitoso. Um momento especial da manhã foi quando a aluna Júlia Hadassa entregou um desenho à acadêmica Glicia Maria Leandro Monteiro de Carvalho, em agradecimento pelas informações recebidas sobre queimaduras e choques elétricos.

Ao final das atividades, os alunos tiveram a oportunidade de explorar uma ambulância do Samu, onde mostraram curiosidade sobre os equipamentos de emergência e como funcionam os procedimentos de atendimento. O PSE realiza suas atividades toda sexta-feira, em horários alternados, tanto no período da manhã quanto da tarde. As instituições escolares interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a assistente social do Samu para agendar visitas, contribuindo assim para uma educação que promove segurança e cuidado na comunidade.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade