Na última terça-feira, dia 20 de agosto de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou o I Encontro de Atualização sobre os Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes. O evento teve como objetivo fornecer informações atualizadas sobre as diretrizes e ações para prevenção e controle dos distúrbios nutricionais, por meio da suplementação de ferro e vitaminas na alimentação.
Destinado aos profissionais de saúde e gestores atuantes na Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos, o encontro ocorreu na sala invertida do Centro Universitário Cesmac, localizado no bairro Farol em Maceió. Durante a ocasião, os participantes foram instruídos sobre a estratégia NutriSUS, que busca fortalecer a alimentação infantil com micronutrientes em pó nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A assessora técnica de nutrição da Supervisão de Educação e Promoção da Saúde (SUEPS), Gilvânia Noia, enfatizou a importância do fortalecimento dos programas a nível estadual. Segundo ela, é essencial monitorar e apoiar os municípios para garantir o registro adequado das suplementações, tanto de vitamina A quanto de ferro e ácido fólico.
Os Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes foram criados pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de combater as deficiências de vitaminas e minerais na população. O programa de Vitamina A é voltado para crianças de 6 a 59 meses de idade, enquanto o programa de Ferro visa a suplementação preventiva para crianças, gestantes e mulheres no pós-parto.
É fundamental ressaltar a relevância desses programas para combater as carências de micronutrientes, especialmente em regiões onde há alta prevalência de deficiência de vitamina A e anemia. Gilvânia Noia destacou a importância da suplementação para a recuperação de quadros de anemia e a promoção da saúde nutricional da população.
O encontro foi uma oportunidade valiosa para a atualização dos profissionais de saúde e gestores, visando aprimorar as práticas de suplementação de micronutrientes e fortalecer a promoção da saúde nutricional em Alagoas. A iniciativa contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e para a prevenção de doenças relacionadas à desnutrição.
Com informações e fotos da Sesau/AL