Na última quinta-feira (22), a cidade de Arapiraca, em Alagoas, se tornou pioneira no estado ao inaugurar o Ambulatório de Cuidados em Saúde Mental, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Este órgão, que será o primeiro do estado, tem como objetivo atender adultos, crianças e adolescentes, oferecendo uma ampla gama de serviços, como psicoterapia, consultas, práticas integrativas, grupos terapêuticos e distribuição de psicotrópicos.
O ambulatório foi cuidadosamente projetado para atender às necessidades dos pacientes, com salas de pré-consulta, brinquedoteca, consultórios psiquiátricos adaptados para diferentes públicos, salas para grupos terapêuticos e uma farmácia. A equipe responsável pelo funcionamento do ambulatório é composta por 13 psicólogos e um farmacêutico, garantindo um atendimento de qualidade e especializado.
A diretora da Atenção Especializada do município, Edna Veríssimo, ressalta a importância deste novo serviço para a comunidade, destacando a variedade de serviços oferecidos e a promoção da inclusão de diferentes grupos na busca pela saúde mental. Um dos diferenciais do ambulatório é a implantação de grupos de psicoterapia para adultos e jovens, bem como a criação de novos grupos voltados para a saúde do trabalhador e o público LGBTQIA+, além da manutenção de grupos existentes, como os destinados a mulheres e adolescentes vítimas de violência.
A inauguração deste ambulatório reflete o compromisso do prefeito Luciano Barbosa em investir na rede de saúde de Arapiraca. Além de fortalecer a Atenção Primária com a entrega de Unidades Básicas e melhorias constantes, a cidade agora conta com um importante serviço de Atenção Especializada em Saúde Mental, ampliando as políticas públicas de saúde para atender às necessidades da população.
Com Informações: Prefeitura de Arapiraca