logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Parceria entre Sesau e Corpo de Bombeiros garante coleta de leite materno em Maceió.

COMPARTILHE

A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) está garantindo a coleta de leite materno para alimentar bebês prematuros internados na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada em Maceió. Essa iniciativa tem sido fundamental para salvar a vida dos recém-nascidos que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, proporcionando segurança alimentar desde os primeiros dias de vida.

Semanalmente, a Sesau disponibiliza um veículo com motorista, enquanto o CBM/AL designa um militar para realizar a coleta do leite materno doado. O roteiro de endereços das doadoras é seguido, juntamente com os equipamentos necessários para o armazenamento adequado do leite coletado, conforme estabelecido pela maternidade.

O leite materno recolhido é levado para a MESM, onde passa por um processo de pasteurização para eliminar microorganismos prejudiciais aos bebês. Metade do leite é destinado aos recém-nascidos prematuros da maternidade, enquanto a outra metade pode ser devolvida para a mãe doadora, caso haja interesse.

A coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Mulher, Diolyne Barros, ressalta a importância da doação de leite materno, destacando-a como um ato de amor. Mães como Jadna Cassiano e Ruth Oliveira, que contribuem com a doação, enfatizam a satisfação em poder ajudar outras mães e famílias por meio desse gesto solidário.

Para aquelas que desejam se tornar doadoras, o Banco de Leite Humano da MESM disponibiliza os telefones de contato para o cadastro e as orientações necessárias. Além da doação de leite, frascos de vidro para armazenamento também podem ser doados. O Banco de Leite Humano da Santa Mônica funciona 24 horas por dia, exceto aos domingos pela manhã, e está localizado em Maceió.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade