logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Outubro Azul e Rosa: Evento em Santa Mônica destaca luto perinatal e apoio às famílias

COMPARTILHE

No próximo dia 20 de outubro, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) sediará a 6ª edição da campanha Outubro Azul e Rosa, um evento voltado para discutir e dar visibilidade à perda gestacional e ao luto perinatal e neonatal. O encontro será realizado às 9h30 no auditório da maternidade e promete proporcionar um espaço enriquecedor de informação, empatia e diálogo, onde o luto parental poderá ser abordado de maneira respeitosa e atenta.

A programação contará com a participação de especialistas, como as servidoras Andréa Serejo, Esmeralda Ramires, Regina Japiá e Anna Grace. As palestras abordarão importantes temas, incluindo a necessidade de discutir a morte, o acolhimento às famílias que enfrentam a perda gestacional e neonatal, além de técnicas para a comunicação de más notícias. Anna Grace, fisioterapeuta da MESM e uma das idealizadoras do evento, destaca que, desde 2020, a maternidade reconheceu a necessidade de se voltar para as famílias que passam por esses dolorosos momentos. “Promovemos ações de conscientização para os profissionais, visando uma compreensão mais sensível sobre estas perdas,” afirma.

A profissional enfatiza que a sociedade como um todo deve se conscientizar sobre o suporte e o cuidado necessário para os pais que vivenciam o luto. É fundamental que as famílias que enfrentam essa realidade possam lembrar de seus entes queridos de forma respeitosa e rodeada de apoio. Embora a perda gestacional e neonatal seja uma questão frequentemente negligenciada, o Outubro Azul e Rosa tem como objetivo romper esse silêncio, criar redes de apoio e transformar este luto invisível em uma importante pauta de saúde pública.

Inspirada por movimentos anteriores, como o Outubro Rosa, a campanha Azul e Rosa une essas cores em uma luta em prol da saúde materna e infantil, trazendo à tona uma dor que, muitas vezes, permanece silenciada: a perda de bebês durante a gestação, no parto ou nos primeiros dias de vida. A recente sanção da Lei nº 15.139, em maio de 2025, propõe a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental, assegurando atendimento psicológico e regulamentações que garantem rituais de despedida dignos, além da necessária formação de profissionais de saúde para oferecer suporte a essas famílias.

Esse evento na Santa Mônica se mostra crucial para promover um diálogo significativo sobre perdas que nunca deveriam ser esquecidas, reiterando a importância da humanização no atendimento a mães e pais que enfrentam a dor do luto.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade