No dia 3 de abril de 2025, o projeto PET-Saúde Equidade Uncisal/Uneal promoveu uma oficina de Libras no Consultório na Rua, localizado no bairro de Ponta da Terra, em Maceió. Essa iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais para ampliar a acessibilidade comunicacional com a comunidade surda que é atendida no local.
A oficina foi resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e a Universidade Estadual de Alagoas, e contou com a participação da professora Lucélia Hora, coordenadora do projeto pela Uncisal. O Consultório na Rua é responsável por atender uma população extremamente vulnerável, incluindo pessoas com deficiência auditiva, o que torna a comunicação um desafio quando a equipe não domina Libras.
Durante a oficina, foram abordados conceitos básicos da Língua Brasileira de Sinais, estratégias para o contato inicial com pessoas surdas e situações práticas vivenciadas no Consultório na Rua. A receptividade dos profissionais foi destacada, com participação ativa, troca de experiências e grande interesse em aprender.
A ação faz parte do projeto PET-Saúde Equidade, que envolve a participação integrada de estudantes, docentes e profissionais dos serviços de saúde em cinco grupos tutoriais que abordam eixos como equidade, deficiência, gênero e comunicação. A ideia é promover atividades conforme as demandas identificadas nos territórios, visando fortalecer práticas de educação permanente que promovam a equidade no sistema público de saúde.
Para a coordenadora do projeto, a qualificação dos profissionais para atender com sensibilidade e comunicação acessível reafirma o compromisso do SUS com a inclusão e o cuidado integral. Essas ações não se encerram na oficina, mas terão continuidade visando a ampliação da formação para outros setores da unidade.
Com informações e fotos da Sesau/AL