logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Saúde e Sesau realizam capacitação sobre Meningite na sede da AMA.

COMPARTILHE

No dia 08 de agosto de 2024, o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) se uniram para promover uma importante capacitação sobre o diagnóstico e atendimento clínico da Meningite. O evento está sendo realizado na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), localizada em Maceió, e conta com a participação de gestores e técnicos estaduais e municipais de Alagoas.

A iniciativa tem como foco principal capacitar os profissionais de saúde para identificar a doença em tempo oportuno e garantir um atendimento ágil e eficaz aos pacientes. A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Waldinéia Maria da Silva, ressaltou a importância do evento, que está dividido em duas partes.

Durante as manhãs dos dias 14 e 15 deste mês, serão realizadas reuniões técnicas com representantes do Ministério da Saúde, gestores estaduais, representantes da cidade de Maceió e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). O objetivo é avaliar o quadro estadual em relação aos casos da doença e traçar estratégias para o enfrentamento das doenças meningocócicas.

Já no período da tarde, a partir das 14 horas, será realizada a Capacitação sobre Diagnóstico e Controle da Meningite, voltada para profissionais de Medicina e Enfermagem que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais públicos e particulares de Alagoas. O foco é promover o conhecimento técnico necessário para identificação e combate da doença de forma oportuna.

Waldinéia Maria da Silva explicou que a meningite é uma infecção bacteriana aguda, sendo a meningite meningocócica a forma mais grave. O objetivo da capacitação é sensibilizar os profissionais de saúde sobre a doença, garantindo que o Estado esteja preparado para lidar de forma técnica e humanizada com os casos da doença meningocócica.

O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou a importância do preparo da rede de assistência para enfrentar esse desafio, assegurando que a população esteja segura e amparada diante da doença. A capacitação é uma oportunidade para fortalecer o sistema de saúde e garantir um atendimento adequado aos pacientes.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade