logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Maceió amplia assistência materno-infantil com 62 novos leitos para gestantes após fechamento de maternidade

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas anunciou uma significativa expansão na Rede Materno-Infantil da capital, Maceió, buscando oferecer um suporte contínuo e eficaz às gestantes, especialmente após o fechamento temporário das atividades da Maternidade Nossa Senhora da Guia. Essa ação é parte de uma resposta rápida e planejada para garantir que nenhuma mulher tenha seu direito ao parto prejudicado durante este período de transição.

Inicialmente, serão disponibilizados 35 novos leitos materno-infantis para atender a demanda emergente, além de mais 27 leitos a serem abertos no Hospital Veredas, em colaboração com a Sesau. Isso totaliza 62 leitos adicionais na capital, refletindo o comprometimento da gestão em proporcionar assistência qualificada e humanizada às gestantes. Complementando essa iniciativa, o Hospital da Mulher terá um incremento de 10 leitos, e o Casa de Saúde Santo Antônio expandirá sua capacidade em mais 15 leitos, especificamente voltados para gestantes de risco habitual.

Os esforços da Sesau também incluem um estreitamento de laços com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió para reestruturar a Rede Materno-Infantil, definindo melhor os fluxos de atendimento, pactuações e estratégias de redistribuição para gerenciar a alta demanda de gestantes. O objetivo é garantir que as 35 vagas que eram ofertadas na Maternidade Nossa Senhora da Guia sejam integralmente supridas.

Uma força-tarefa foi criada imediatamente, composta por equipes da Secretaria Executiva de Ações em Saúde (SEAS) e da Supervisão de Cuidado à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (Sumca). Essa estrutura vai monitorar continuamente a situação e assegurar um fluxo organizacional eficiente, atuando 24 horas para corrigir possíveis intercorrências.

O secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância desta ação como um testemunho do comprometimento do Governo com a saúde pública. Ele ressaltou que a iniciativa proativa da Sesau, sob a liderança do governador Paulo Dantas, visa garantir serviços de saúde de qualidade e equidade para todas as gestantes alagoanas.

Além da atenção concentrada em Maceió, o interior do estado também será beneficiado com a oferta de leitos, incluindo 18 leitos em hospitais regionais em União dos Palmares, Porto Calvo e Delmiro Gouveia, além de leitos em casas maternais e unidades de cuidados intermediários. Nos primeiros meses de 2025, 1.909 partos foram realizados em diversas unidades, com destaque para a Maternidade do HRAS, que liderou o número de partos no período.

Essas medidas visam não apenas enfrentar a atual demanda por serviços de saúde materno-infantil, mas também fortalecer toda a rede assistencial, garantindo que mães e bebês recebam o suporte necessário em momentos tão delicados e importantes de suas vidas.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade